O planejamento tributário viabiliza seu negócio gerando maior rentabilidade, pois analisa e seleciona o regime tributário ideal e mais barato para sua empresa e também analisa os custos diretos e indiretos do processo empresarial.
Utiliza-se de um conjunto de normas legais e administrativas envolvendo também estratégias de curto e médio prazo, bem como vários setores da empresa.
Para o planejamento tributário, o profissional contábil precisará de todos os dados de:
Faturamento prévio,
Levantamento de cada tipo de despesa e seus respectivos valores,
Público alvo,
Atividade exercida
Entre outros dados que são solicitados conforme a necessidade da sua empresa.
Você sabe quais os regimes tributários vigentes estão no Brasil? São 3 os principais:
Há quem diga que de simples não tem nada, mas com a ajuda de uma contabilidade focada no melhor para você, entender as novas regras do Simples Nacional fica fácil.
O Simples Nacional é um regime tributário simplificado que foi instituído junto da Lei Geral das Microempresas nº. 123 de 2006. É aplicado às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Este método de arrecadação tributária é facultativo, ou seja, o enquadramento nesse sistema é opcional e essa escolha deve ser feita avaliando as vantagens e desvantagens para seu negócio, considerando sua atividade, porte da empresa e folha de pagamento.
Desenvolvido com o intuito de simplificar a carga tributária para os pequenos negócios e dessa forma incentivar a regularização de muitos profissionais em situação ilegal no Brasil.
Possui vantagens como a arrecadação de 8 tributos numa única alíquota que gera um processo contábil simplificado, mas ainda assim necessário para que a empresa não esteja em discordância com a legislação vigente e não ocorra o pagamento de impostos além do previsto.
O Lucro Real é um modelo de arrecadação tributária que se aplica a qualquer tipo de empresa e é obrigatório para aquelas que tenham um faturamento bruto superior à R$78 milhões e empresas voltadas para o setor financeiro.
As empresas optantes por este regime de tributação devem seguir rigorosamente a legislação específica, pois o cruzamento de dados pela Receita Federal do Brasil ocorre com uma frequência maior pelo fato de inúmeras declarações serem obrigatórias e haverem vários dados em comum constantes nas mesmas.
Exige uma maior organização dos documentos, contas e do controle contábil para cumprimento de todas as exigências fiscais.
Para as empresas optantes pelo Lucro Real será necessária uma consultoria contábil competente e séria evitando prejuízos financeiros advindos de autuações fiscais ou de aumento nos valores dos impostos que podem passar despercebidos.
Como o próprio nome indica essa opção de tributação tem seus impostos baseados numa margem de lucro pré-fixada pela legislação federal, ou seja, a base de cálculo utilizada para a apuração do IRPJ, da CSLL são determinados de acordo com a tabela imposta para a atividade exercida.
Isso significa que independente da margem de lucro, a tributação recairá sobre a margem pré-fixada.
Desenvolver o planejamento tribrutário não é um processo simples e rápido visto que após a primeira etapa de análises as decisões de mudanças devem ser tomadas com um cronograma de execução.
A execução demandará muita disciplina e comprometimento dos envolvidos no processo. Neste trabalho os setores financeiro, gestão, contábil e jurídico devem funcionar extremamente alinhados.
A adoção das ideias provindas deste trabalho são muito positivos aumentando o que toda empresa busca: resultado.
Por isso a escolha do modelo tributário que melhor se adapta a sua empresa estará sujeita a uma análise contábil eficaz.
Afinal, você não quer pagar mais impostos do que precisa, não é mesmo? É pensando nisso que oferecemos uma consultoria gratuita, basta preencher o formulário abaixo.